top of page

(Resenha) Soldier - Leal até o fim

  • Foto do escritor: bibliotecnico
    bibliotecnico
  • 16 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Sinopse:

Soldier - Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.


Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.




SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/Soldier

Opinião:

Eu sou apaixonada por cachorros e simplesmente não resisto quando vejo um livro cujo personagem principal é este ser tão fofo, assim foi com Soldier que já me ganhou pela capa.




Outro porém que me chama muito a atenção em livros é quando estes passam-se ou retratam-se em fatos da Primeira Guerra, não que este tema me facine ou me alegre, não sei dizer bem, mas normalmente é um tema que me comove.




A leitura de Soldier foi bastante emocionante, principalmente por ser uma obra baseada em fatos reais. Este fiel cão fará jus ao título de melhor amigo do homem e irá demonstrar sua lealdade de uma forma emocionante.




Tom Ryder, aos 17 anos é chamado para lutar na guerra, em casa lhe esperando, ele deixa seu irmão mais novo, Stanley de 14 anos, e seu pai, Da. A mãe dos meninos é falecida e, desde a morte da esposa, Da amarga uma grave depressão, nem mesmo os filhos são capazes de lhe dar sentido à vida, somente Tom sabia como lidar com o pai.

A família possui Rocket, uma cadela de corrida treinada por Da e detentora de várias medalhas. O problema é que Rocket acaba escapando durante o cio e retorna para casa 'grávida'. Da fica furioso e avisa que não aceitará cães cruzados. Depois de um parto difícil, Rocket dá a luz a quatro filhotes, três cadelas e um macho branco acinzentado que Stanley dá o nome de Soldier. Porém, Da espera os filhotes crescerem um pouco e os dá aos ciganos para que cuidem deles, no entanto, estes não aceitam Soldier.




Stanley acredita que poderá ficar com o cão, porém, seu pai afirma que irá afogar o cachorro. Muito revoltado, Stanley decide fugir com Soldier, no entanto, na manhã seguinte, quando iria colocar seu plano em prática, descobre que o pai já saiu de casa com Soldier a tira colo. Stanley não vê outra saída a não ser realmente abandonar o pai e para isto, resolve se alistar no exército. A situação em casa chegou a um ponto que não há mais volta.




Stanley mente que tem 17 anos e é aceito no exército. O que ele não imaginava é que iria exercer a função de adestrador de cães. Stanley agarra a oportunidade pois, é a chance dele não só lidar com aquilo que mais ama, como também ir à Paris encontrar seu irmão Tom.




— O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você — estava dizendo Richardson —, então ele será leal, corajoso e honrado. Não só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas, através de furacões de fogo e de campos com tanques se deslocando, pelo desejo de estar com você. Se ele amar você, vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro. (pág. 73)

Stanley descobrirá precocemente as realidades de uma guerra, seus perigos, mas além de tudo, o orgulho que terá ao treinar um cão gigante chamado Bones. Bones acaba morrendo (como um herói) e, seu adestrador decide contar sua real idade e voltar para casa, no entanto, outro cão lhe é enviado. Pistol. Este, é um pobre cachorro traumatizado que não gosta da aproximação de praticamente ninguém. Pistol e Stanley são muito parecidos, ambos necessitam de amor e cuidados.




Enfim, o título do livro é uma espécie de spoiler pois, leva o leitor a imaginar e até mesmo esperar por um certo momento da leitura. O que eu posso dizer quanto a isto, é que a vida reservará mesmo uma emocionante surpresa á Stanley, quer dizer, ao leitor também. A obra é narrada em terceira pessoa e, apesar de tratar-se de uma ficção, é sim baseada em fatos que realmente ocorreram na guerra e isto faz com que o livro trone-se ainda mais tocante!



Preparem-se para fortes emoções!


 
 
 

Comments


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page